DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS OU DO ESPÍRITO
Para compreendermos o tema é importante saber que o ser humano é composto de um elemento inteligente e um elemento material – espírito e corpo físico.[i]
Por vezes, muitas doenças que nos atingem são consequências de nosso estado emocional, e as emoções se encontram localizadas em nosso espírito.
Assim, o medo, a tristeza, a ansiedade, a raiva, entre outros sentimentos podem ocasionar lesões em nosso corpo que chamamos de doenças psicossomáticas, ou seja, há a materialização de uma consequência em nosso organismo.
Entre elas podemos relacionar a depressão, o pânico e alguns sintomas físicos que não são diagnosticados.
O tratamento para essas doenças não está relacionado a nenhum procedimento ou medicamento físico, mas sim, alteração desse estado de consciência.
Portanto, depende somente de a pessoa reagir e superar esse estado emocional.
O caminho é conhecer o Evangelho Segundo o Espiritismo[ii] para compreensão dos princípios morais e disciplinares. Fortalecendo a nossa fé raciocinada compreendemos que tudo o que passamos é para nosso aprendizado.
Conhecendo a nós mesmos, paramos de questionar muitas coisas que nos acontecem e afastamos de nós todas essas emoções que nos causam mal.
[i] Vide Perguntas 76 e 79 de O Livro dos Espíritos
[ii] O Evangelho Segundo o Espiritismo – a compreensão das Leis de Deus.