EURÍPEDES BARSANULFO
Eurípedes Barsanulfo nasceu no dia 01 de maio de 1880 na cidade de Sacramento, em Minas Gerais. Desde pequeno possuía um grande desempenho escolar, sendo promovido de aluno a instrutor de turmas e posteriormente professor.
Em 1902, fundou com seus antigos professores o Liceu Sacramentano, onde lecionava. Na mesma época Eurípedes participou da fundação do jornal semanal Gazeta de Sacramento, no qual publicava artigos sobre economia, literatura, filosofia, etc., atuando assim como jornalista.
O seu primeiro contato com a Doutrina Espírita ocorreu em 1903, por intermédio do seu tio Sinhô Mariano que, além de explicar ao sobrinho os pontos básicos da doutrina, lhe emprestou o livro Depois da Morte, de Léon Denis.
Eurípedes encontra no livro conceitos filosóficos sobre a vida e a morte. Mesmo com algumas dúvidas, Barsanulfo comparece às sessões espíritas na Fazenda Santa Maria e se convence, a partir dali, a ser espírita e ajudar no esclarecimento e amparo aos necessitados.
Ocorreu, então, uma transformação em sua vida. Fundou o Grupo Espírita Esperança e Caridade, em 1905, onde além de realizar reuniões mediúnicas e doutrinárias, também prestava auxílio aos mais necessitados.
Posteriormente, auxiliado pelo espírito Bezerra de Menezes, constituiu uma farmácia com laboratório próprio, denominada Farmácia Espírita Esperança e Caridade, na qual distribuía gratuitamente todos os medicamentos aos necessitados.
Em 31 de janeiro de 1907, por orientação espiritual, transformou o Liceu Sacramentano em Colégio Allan Kardec, adotando o método Pestalozzi. Nele os alunos recebiam aulas de Evangelho, Moral Cristã e curso de Astronomia, que hoje conta com laboratórios.
Eurípedes Barsanulfo desencarnou no dia 01 de novembro de 1918, tudo que ensinava tinha por base o amor ao próximo, ficando conhecido como o Apóstolo da Caridade.
**Para conhecer um pouco mais sobre a vida deste benfeitor, indicamos a leitura do livro Eurípedes. O Homem e a Missão