DR HEITOR PINTO DA LUZ
Heitor Pinto da Luz e Silva nasceu no dia 1º de dezembro de 1879 em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, filho de Elizeu Guilherme da Silva e Raquel da Luz.
Em sua cidade natal fez seus estudos primários e secundários, conquistando o grau de Bacharel em Ciências e Letras. Os estudos superiores foram feitos na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, pela qual se diplomou em Farmácia e Química, no ano de 1900.
Foi professor da Escola Normal e do Instituto Politécnico de Florianópolis, diretor do Liceu de Artes e Ofícios de Florianópolis e professor da Escola de Farmácia e Odontologia de São Paulo, entre outros.
Tornou-se membro da Academia Nacional de Medicina, Academia Nacional de Farmácia, sócio da Associação Brasileira de Farmacêuticos, da Associação Brasileira de Imprensa e Associação dos Jornalistas Profissionais.
Publicou diversas obras na área farmacêutica, além de outros trabalhos sobre medicina com noções práticas de tratamento para auxiliar os curandeiros nas regiões mais distantes e com pouca assistência médica.
Contribuiu para a divulgação da doutrina espírita através da Revista “A Luz”, na qual era diretor, e colaborou também em diversas revistas e jornais espíritas nacionais e internacionais. Foi durante muitos anos colaborador do Reformador, órgão da Federação Espírita Brasileira
O espiritismo o animava e confortava nas horas mais adversas da vida, lhe trazendo conformação, tolerância e resignação.
Em que pese sua posição privilegiada nos meios sociais, ao longo de sua vida permaneceu simples, humilde e bom.
Heitor Pinto da Luz e Silva desencarnou em 6 de fevereiro de 1949 no Rio de Janeiro. Em 1959 na “XI Convenção Brasileira de Farmacêuticos” foi realizada uma homenagem póstuma por seu caráter e dedicação na Farmácia do Brasil.
Fonte: Professor Virgílio Lucas, membro da Academia Nacional de Medicina.