Capítulo 24 - Não coloqueis a candeia sob o alqueire
Jesus veio ao mundo para nos esclarecer sobre as Leis de Deus.
Em uma dessas passagens pediu para que a candeia[1] não fosse colocada sob o alqueire. Com isso quis dizer que o conhecimento não pode ficar escondido, ao contrário, precisa ser passado adiante e, assim como a luz, deve servir para iluminar e beneficiar a todos e não somente a alguns.
Ocorre que naquela época os homens ainda não tinham condições de compreender a verdade de forma clara e objetiva e por isso Ele se utilizou de parábolas.
Muitos daqueles que conseguiram compreender seus ensinamentos, acabaram se utilizando de uma interpretação própria, cheia de dogmas e mistérios para dominar e controlar a população.
Porém, como é preciso evoluir, a ciência e a inteligência quiseram se aprofundar nessas verdades, não aceitando mais aquilo que fosse contrário à lógica e que não tivesse a explicação do porquê.
Foi assim que surgiu o espiritismo. Sendo ao mesmo tempo ciência, filosofia e religião, ele nos esclarece cada uma das parábolas ditas por Jesus, dá seu verdadeiro sentido e retira todos os dogmas e mistérios.
Embora muitos ainda não aceitem as verdades que o espiritismo apresenta, é preciso lembrar que as ideias funcionam como sementes. Ao seu tempo elas irão germinar, assim como a candeia acesa que quanto mais alta colocada, mais ilumina.
[1] Candeia: pequena peça de iluminação