A IMPORTÂNCIA DA FÉ RACIOCINADA
Dentre todas as suas criações, Deus atribuiu somente ao homem a inteligência. Usamos o raciocínio para todos os atos de nosso dia a dia, das tarefas mais simples até às mais complexas.
Mas como ele é utilizado quando se trata da fé?
No que diz respeito às crenças, é comum vermos as pessoas se utilizarem da fé cega, aquela que aceita tudo sem raciocinar, que leva aos excessos e até mesmo ao fanatismo, impedindo que se enxergue o óbvio que está diante dos olhos. Essa prática leva muitas vezes à intolerância religiosa.
Jesus veio nos mostrar que não devemos temer a Deus pois Ele não castiga ninguém, e que não precisamos de rituais para nos conectarmos a Ele. Somos todos iguais, sujeitos às mesmas Leis.
É aí que entra a fé raciocinada. Ela não admite dogmas e superstições, abre nossos horizontes e nos faz questionar se o que está sendo apresentado como verdade é verdade mesmo. Demonstra que tudo que passamos em nossas vidas faz parte de uma causa e efeito e só depende de nós mesmos modificarmos a situação.
O espiritismo sendo ao mesmo tempo ciência, filosofia e religião, desvenda todos os mistérios e nos faz compreender verdadeiramente as Leis de Deus, nos direcionando rumo à nossa evolução moral.
Assim, podemos dizer que a fé raciocinada é aquela que se apoia sobre os fatos e a lógica, nos possibilitando enxergar as coisas de uma forma mais clara e objetiva. Enquanto a fé cega limita, a fé raciocinada liberta, respeitando o despertar e o tempo de compreensão de cada um.