O ESPIRITISMO E A ARTE
A arte é a representação mais profunda do que sentimos, expressa o “inconsciente” que nada mais é do que o nosso próprio espírito.
As diversas expressões artísticas permitem colocar em imagens ou palavras todos e quaisquer sentimentos: alegria, raiva, paixão, amor, saudade, tristeza, ciúmes, decepção. Dos mais belos e nobres aos mais tenebrosos.
Quando cantamos, compomos ou tocamos um instrumento. Quando desenhamos, pintamos, dançamos ou atuamos, estamos deixando nosso espírito se expressar porque para todas essas ações é preciso sentimentos e os sentimentos vêm diretamente do espírito e não do corpo físico.
Você sabia que a primeira forma de oração foi a dança e em 1500 o teatro foi usado pelos portugueses para melhor comunicação e compreensão entre eles e os povos indígenas que habitavam o nosso país naquela época?
Através das obras produzidas é possível conhecer profundamente um artista. Ao apreciar uma música, pintura ou peça teatral somos tocados pelas vibrações de quem as produziu fazendo-nos sentir as mais variadas emoções.
Muitas vezes somente as palavras são poucas e insuficientes para expressar os sentimentos, elas mudam de tempos em tempos, de idioma para idioma e até mesmo acabam perdendo o sentido. A arte transporta as barreiras físicas, é uma linguagem universal, a comunicação direta de espírito para espírito.