PROJETOS: DO PENSAMENTO À REALIZAÇÃO
Todo projeto começa no pensamento, mas entre ter uma ideia e fazer acontecer, nos deparamos com muitas dificuldades, começando por nossas dúvidas: como começar? devo escolher esse ou aquele caminho? e se não der certo?
Todos esses detalhes que fogem do nosso conhecimento estão sob as leis da natureza, dentro da causa e efeito explicada pelo Espiritismo e pela Ciência. Quanto mais a conhecemos, mais raciocinamos nossas escolhas, afastando qualquer insegurança.
Também os recursos, mesmo que sejam insuficientes, precisam ser movimentados pelo trabalho contínuo e vontade ativa.
Erros fazem parte do aprendizado: eles alertam sobre algo que precisa ser compreendido e corrigido. E os imprevistos? Sim, eles existem e nada mais são do que níveis de dificuldade para impulsionar o equilíbrio e a perseverança.
E se mesmo assim o projeto não se realizar? O Espiritismo comprova pelos fatos e pela lógica que somos responsáveis por buscar os resultados, mas eles não são nossos porque fazem parte de um projeto maior do qual somos participantes.1 Pode não ser ainda o tempo, lugar ou mesmo a oportunidade útil para que aconteça.
Se falimos, ainda assim somos recompensados pelo trabalho que movimentamos: conhecimento, sabedoria, experiência e perseverança para não parar, mas sim recomeçar.
____________________________
1 Perguntas 558 e 573 do Livro dos Espíritos.